domingo, 13 de fevereiro de 2011

Promotor DE JUSTIÇA, Juiz DE DIREITO, Advogado DE QUÊ?

Dou início a esse tema com diversas perguntas:

Advogados (as), o que vocês defendem ? Quais são seus princípios, quais as teses que alimentam, qual o grau de confiança no seu próprio trabalho? Qual o grau de satisfação do Advogado brasileiro com relação à sua profissão ? Como anda a profissionalização e especialização do Advogado jovem e do militante há mais tempo?

Deixo a definição da palavra Advogado (com letra maiúscula, como sempre me lembra do Ilmo. Doutor Leonardo Augusto):
ad.vo.ga.do. sm (lat advocatu) 1 Profissional graduado em Direito, ou provisionado e legalmente habilitado, que orienta e esclarece juridicamente a quem o consulta e age em juízo ou fora dele; é órgão auxiliar da Justiça. 2 Defensor, patrono, protetor. 3 Medianeiro.
“Ad vocatus” é a origem da palavra Advogado, que significa “O que foi chamado” a integrar a lide em favor de alguém.
A definição é linda. Mas é uma profissão que não tem limites, que não se define simploriamente.

Sou muito apaixonada pela Advocacia e pelas causas.

O Advogado se veste da vida de seu cliente e defende em nome dele tudo aquilo que este necessita perante o Judiciário ou outro meio.

Mas vejo que a profissão não tem sido tão valorizada, nem mesmo pelos próprios.

Como sabemos, o Advogado ocupa posição igual à do Promotor de Justiça e do Juiz de Direito na relação jurídica. Por isso, não há hierarquia entre as profissões mencionadas. Cada qual exerce sua atividade, um dependendo do outro, como uma cadeia.

Mesmo assim, vemos a Promotoria Pública e a Magistratura sendo cada vez mais valorizadas, e a Advocacia sendo deixada de lado. Por quê?

Acredito que a sociedade não valoriza o Advogado tanto quanto ele merece e precisa, por não ter de ser aprovado em concursos como são os juízes e promotores. Provas extremamente difíceis, cansativas, que exigem muito dos candidatos. Como se o Exame de Ordem nada fosse. Mas o fato de os Advogados serem desvalorizados, é culpa deles próprios!

A principal prova do Advogado é depois do Exame de Ordem.

Veja: O Advogado deve sempre buscar renovo, aprendizado, especialização, deve aprender a gerir, deve ter visão, se relacionar...

Buscar um lugar ao sol num mercado tão disputado é a maior prova de que o Advogado é um profissional a ser valorizado. Ele deve estar sempre em busca de melhorias, do diferencial. Ele não pode ter medo de enfrentar o mercado, e tem sempre que estar disposto a lutar pelo que acredita.

O Advogado é, em primeiro lugar, protetor dos direitos, das virtudes e dos deveres também! É a raiz do Direito. É a figura que, sem a qual, não há direito ou justiça. O Advogado não julga, não acusa, mas protege...

Não é justo que uma profissão dessa perca seu valor perante a sociedade.
O Promotor DE JUSTIÇA!

O Juiz DE DIREITO!

E o ADVOGADO DE Direito, de Justiça, de negociação, de conciliação, de administração, de assessoria, de cobrança, de proteção, de conselhos, precisa da valorização da sociedade Brasileira.

Advogado, se valorize !

0 comentários:

Postar um comentário